sexta-feira, 9 de julho de 2010

Aventuras do Médico do PSF - I

____ Por aqui, por favor.
____ obrigado.
____ Não, não; não precisa tirar os sapatos!
____ Estão empoeirados, é melhor assim.
____ Bobagem, o chão está muito frio. Então espere que vou trazer-lhe um chinelo.
Eram felpudos e cor de rosa, constatava o médico enquanto os calçavam, mas acolhiam muito bem os pés.
____ sua bolsa, deixe que eu a leve para o Senhor.
____ Não, obrigado, isto não é uma bolsa, é uma valise, ela completa o uniforme de um médico, quando em visitas a domicilio. Cadê o moribundo?
____ Ô Doutor, não fale assim de meu marido, o coitado já não está bom e o senhor lhe coloca este apelido horroroso, isto é até maldade.
____ Ora, não falei por mal, moribundo é como chamamos qualquer um doente.
____ Uái,.. será que meu marido ficou moribundo depois que um marimbondo lhe meteu o prego na perna, e foi. . .
____ Por favor, me leve até ele, sim?
____ Venha doutor, eu lhe mostro o caminho.
Seguindo atrás da mulher, o medico ouve um barulho que vinha do quarto logo adiante, acompanhando o barulho um odor insuportável tomou conta do estreito corredor da casa, o médico logo pergunta:
____ Haaá, que cheiro é este?
Já alcançando a soleira da porta, ela responde:
____ Aposto que é o meu zé, aliviando a buchada de bode que comeu no almoço; Eta comida poreta, viu? Se o nego ta caído, dá um sustento que até defunto levanta... Mas se achegue; sete-se aqui.
____ Obrigado... e aí senhor José, como tem passado?
____ Há seu doutor, esta perna não sara, tô pensando até que isto é coisa ruim que fizeram pra mim, pois...
____ Não, não; estas coisas não existem, e lhe digo mais, pelo cheiro seu estomago está muito pior que sua perna.
____ Mas seu doutor, eu num agüento nem pisar no chão direito, e minha perna dói de dia e dói de noite, só tenho um aliviuzim quando a coloco pra’cima, aí a dor acalma.
____ Dona Ana, a senhora tem feito o cataplasma de fubá para o José como eu mandei?
____ Tenho sim doutor, mas este homem é ignorante demais, faço tudo com muito carinho pra ele, pode vim cá pro senhor ver, é trêis vezes no dia, e eu aí, com o umbigo colado na fornalha, cozinhando o fubá com folhas desinchadeiras, lhe trago ainda quentinho, mas este pirracento so come um tiquinho, doutor!
____ Tudo bem Dona Ana, vejo que por um milagre ele ainda esta vivo e a perna já esta bem melhor. Agora a senhora vai lhe fazer o cataplasma, e o colocar sobre a perna machucada, ta bem entendido?
____ ta sim, seu doutor.
____ Muito bem, agora vou embora, pois tenho muitos pacientes para serem visitados nesta região, mês que vem eu volto para ver como está o senhor José, cuida bem dele, viu?
____ pode deixar seu doutor, até logo...

Cum Deus!...
Adilson Silveira 04-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário